• Shakti Olivialumi

    Gratidao pelas palavras… usei a primeira vez nesse fim de semana e tive real expansao de consciencia…Universo se abriu e apresentou! Senti nas suas palavras os efeitos como se fosse um retrocesso… e vai me ajudar as pesquisas tbm sobre… Namaste _/|_ <3

  • Juliana Freire Bazarim

    Que maravilhosoooooo…💚

  • Giovanna Cristina

    Olá boa tarde, gostaria de saber aonde foi que você tomou ayahuasca. É um lugar que você recomendaria?
    Eu tenho muita vontade de ter essa experiência só não sei aonde ainda.

  • Alexandre

    Muito bom o artigo.
    Já tomei ayahuasca 3 vezes.
    Na última vez tive um encontro com Jesus onde ele me abraçou e carregou todos os meus medos e minha dores.
    Dividiu o fardo comigo que estava muito pesado.
    Já usei drogas e a ayahuasca me ajudou a me livrar desse male.
    A ayahuasca nos faz ter um encontro verdadeiro com Jesus.
    Que Deus abençoe a vida de vocês.
    Um forte abraço.

  • Kah Parreira

    Incrível como cada palavra escrita combina com tudo o que vivi e vi através do chá. A vida é muito maravilhosa mesmo! Gratidão por compartilhar tanta coisa maravilhosa. <3

  • Tony Villa Nova

    Olá João Rosa eu bebi pela primeira vez ha 8 anos atrás na União do Vegetal onde sigo até hj. Me diz onde tu mora que posso te enviar o contato para poder conhecer o lugar que é muito bom.

  • Joao Rosa

    Ola! Alguem conhece a Aldeia Rosa Dourada e o trabalho que eles ministram com o cha de Ayahuasca?

  • Joao Rosa

    ola Anita! Onde foi conduzido seu ritual?

  • Joao Rosa

    ola Fernanda! Onde vc tomou o cha?

  • Joao Rosa

    Ola! Estou interessao mas com receio de onde ir para participar de um ritual conduzido da forma correta e com um cha sem aditivos. VC fez seu ritual onde? Vc recomendo o lugar? Grato desde ja pela atencao!

  • Joao Rosa

    Ola Josiane! Tudo bem?
    Meu nome e Joao e me identifiquei bastante com a sua descricao e sentimentos antes de tomar o cha. Gostaria de saber onde voce foi para fazer esse trabalho e se recomenda o lugar ou qualquer outro que possa conhecer aqui em SP.

  • Josiane Oliveira

    Ótimo artigo! Muito esclarecedor. Tive minha primeira experiência com a ayahuasca neste final de semana. Resolvi tomar o chá porque cheguei a um ponto da minha vida que sentia uma necessidade muito grande de mudar. Sentia que a vida estava passando e não conseguia reagir a nada, me sentia um zumbi que vagava pelo mundo sem saber da onde vim, minha missão nessa vida, além de um sentimento enorme de vazio e uma auto estima muito baixa. Senti o chamado da ayahuasca e depois de pesquisar muito, resolvi tomar. Posso dizer com toda a certeza de que eu não sou a mesma pessoa que eu era há 4 dias atrás, antes de tomar o chá. O meu processo foi muito doloroso, muito forte, tive acesso à vidas passadas, vi coisas horríveis, mas também vi Jesus, nossa senhora de Aparecida, Ganesha e outras entidades… Foi um trabalho muito forte e traumático, mas que me ajudou a entender muita coisa na minha vida inteira! Hoje sei que tenho uma origem, e descobri minha missão nessa vida. Pela primeira vez na minha vida, sinto que estou acordada, até minha visão está mais clara, mais nítida. Sou muito grata à sagrada medicina da floresta que me fez despertar e começar a minha cura!

  • Tony Villa Nova

    a minha tambem, se não fosse ela estaria morto de over dose, cirrose ou tuberculoso pelo cigarro minha mãezinha do ceu que benção este chá.

  • Tony Villa Nova

    Cara Fernando me curei do alcoolismo, abuso de drogas, e ocigarro, uso o chá a 8 anos e ele fica em seu corpo durante 15 dias, o chá proporciona uma experiencia atemporal vc pode ir ao futuro quanto voltar ao passado é inacreditavel como o mundose revela depois que vc ingere a bebeida e quem não está acostumado acha que é alucinação e depois quando bebi cai por tera toda a altivez que um ser humano possui e seu orgulho cai por terra.

  • Tony Villa Nova

    Olá izy o chá é comprovadamente inofensivo a saude, liberado pelo FDA (Estados Unidos) tem usarios com 80 anos de idade onde eu comungo crianças, mulheres gravidas, diabeticos etc

  • Tony Villa Nova

    Usei cigarro, alcool e drogas durante trinta anos … e em um copo de vegetal larguei tudo apenas o cigarro demorou mais 6 meses mas abandonei o maior vicio de todos e hoje fazem 9 anos que comungo o chá livre de todas as mazelas que estas ilusões causam.

  • Tony Villa Nova

    Olá o que eu vi da primeira vez que bebi o chá mudouminha vida do do vinho pra agua, foi como a experiencia de Neo onde ele escolhe a pilula da verdade e retira o veu da ilusão e exerga o mundo como ele é sem mascaras e te mostra o que vc está fazendo neste planeta e acorda vc para nãocair na ilusão dos prazeres sem noção.

  • Anita Lenz

    Maravilhosa sua matéria, obrigada por partilhar conosco.
    Meu marido tinha problemas com alcool e fumava exageradamente, era violento e me parecia que a essencia do mal o cercava.
    Fiquei sabendo sobre a ayahuasca e comecei a pesquisar, li os prós e os contras e decidi sem medo conhece_la.
    Foi a coisa mais acertada que fiz na minha vida!!! Eu e meu marido tomamos a primeira vez juntos em uma sala onde tinham umas seis pessoas apenas no Santo Daime. Para
    mim foi maravilhoso…foi lindo…na verdade nao tenho palavras para definir a minha experiencia. Para meu marido foi sofrido, pois no decorrer da sua vida ele andou por caminhos tortuosos,mas ele se encontrou
    despertou o lado mais lindo dele…o transformou , na verdade ele renasceu. Só tenho que agradecer a Deus e a santa Ayuhasca pela oportunidade de conhecer o sagrado , o divino que habita em nós e trasnforma vidas!

  • Pedro

    Quero muito experimentar!!

  • Maria Carolina Lima

    Muito bacana o texto! Um bom apanhado do que representa a Rainha da Floresta!
    Consagrei o Daime pela segunda vez recentemente e tive uma experiencia muito difícil, porem necessaria. O Daime mostra nossa sombra negada…Espero um dia ter a felicidade de experenciar Deus!! Tenho fé no meu crescimento e purificação. Interessante compartilhar tambem que depois de consagrar, passei a ter mais disposição para meditar.
    Gratidão pelo texto _/_

  • Rodrigo Bandeira

    A chacrona possui o DMT, e o cipó mariri possui a harminia que impede a enzima que elimina o dmt atue, assim pode ser usado via oral.

  • Rodrigo Bandeira

    Olá, moro no Amapá e comecei a beber o vegetal há pouco tempo, mas pretendo não parar nunca mais. Acho que encontrei a paz que procurava.
    Abraço

  • Claudete Bonan

    Matéria muito bem escrita! Acredito que para quem nunca teve contato com o vegetal, muito esclarecedora! Parabéns! Muita luz pra voce ✨

  • Claudete Bonan

    Olá! Eu tomei antidepressivos por 16 anos. Meu contato com a ayahuasca foi em março de 2017 e desde então nao tomo mais remédios e me sinto ótima. Ayahuasca pra mim se resume em uma única palavra: LIBERTAÇÃO! costumo ir na OCA DA TRIBO XAMÃ em Nazaré paulista SP – e acho que valeria a pena você vir pra SP para conhece-la! Procure no facebook. E me procure tambem caso precise de algo! Fique com Deus!

  • Lyray Lemos

    Ótimo Artigo ,muito esclarecedor ,tenho procurado há anos grupos sérios e sem fanatismos , com um direcionamento terapêutico pois é o que eu necessito e com URGÊNCIA .
    Mas de todos que já contactei esbarro sempre na questão : Tomo medicamentos anti depressivos ,psico ativos há 20 anos ,não suporto mais isso ,estou por minha conta e risco ,parei de tomar o anti depressivo , continuo com a QUETIAPINA que segundo meu psiquiatra não devo parar em hipótese alguma . Sinto e sei no meu coração que a Ayahuasca. pode e vai me ajudar muito ,você poderia me indicar um grupo de Ayahuasqueiros terapeuticos ? Moro no Litoral Norte SP UBATUBA.
    Gratidão ! Paz e Luz Sempre !

  • Adrielle Salles

    Adorei sua matéria, tirou todas minhas dúvidas. Tenho muita vontade de tomar,mas não acho no Rj, tem algum lugar q possa me indicar?

  • Izy Félix

    Olá,
    Adorei este artigo e só fiquei sabendo da Ayahuasca há um dia atrás. Sou curiosa para entender a existência humana, mas tenho uma pergunta? Para as pessoas que tem pressão alta, este chá é recomendado e onde posso encontrar uma comunidade aqui em São Paulo, que me ensine a fazer essa prática ( creio que apenas por uma vez à título de pesquisa)?
    Parabéns!!!😘

  • Stefânia Tavares

    O artigo é muito bom, mas faltou uma informação que acho relevante. A ação da ayahuasca é inibir a monoamina oxidase, o que faz com que possamos sentir a força da DMT que nosso corpo produz.

  • Fernanda Queiroz

    Maicon!! Obrigada por esse texto, obrigada! Que ser iluminado!! Tomei o chá ontem 9/06/2017, apenas com o objetivo de acompanhar meu marido que é dependente químico e foi atrás de cura. Cresci nuna família ateia, e sempre “preguei” essa doutrina, eu estive dormindo meus 25 anos de existência na Terra. Entrei em contato com o meu verdadeiro ser e, principalmente, com Deus. Obtive todas as respostas das perguntas que sempre me atormentaram. Senti todo o amor do mundo, é uma paz que nunca pensei que existisse. Falei com Deus, que se revelou à mim por Ganesha, o semideus hindu, (informação que só vim saber depois). Vi diversas mandalas, e senti diversas vezes a entrada de luz pelo terceiro olho. Agora, mais de 24 horas após ter tomado o chá, me deitei para dormir às 23:30, e comecei a ter diversos sonhos transcendentais, nunca havia sentido antes, uma leveza sem fim, como se estivesse fora do meu corpo, novamente, muita luz adentrando e emanando de mim, novas respostas, e ainda, acredito ter tido uma premonição, você sabe me dizer o que é isso? Obrigada mais uma vez! Muita luz!

  • Zaline

    Sempre conversava com um amigo, ele me falava sobre ayahuasca, mais nunca havia pesquisado até hoje. Hoje esse mesmo amigo foi para uma cerimônia em um lugar mágico, que estou louca pra conhecer. E sem querer ao pesquisar sobre o local vi sobre a cerimônia e vim pesquisar, seu artigo é incrível, tem muita informação, sou estudante de enfermagem,um tanto curiosa, busco sempre conhecer. Ao ler tudo isso, senti que preciso dessa experiência. Eu como qualquer outra pessoa tenho problemas, tem respostas que procuro, tenho minhas incertezas, inseguranças, e ao ler isso sei que preciso, nao so pela minha experiencia pessoal, mais como profissional acho que isso pode me ajudar a ajudar outras pessoas. Isso me deu ideias e mais vontade de conhecer, estudar. Minha experiência acadêmica so ta começando, acredito muito em terapias alternativas, e de alguma forma, ao ler tudo isso, acredito que a ayahuasca vai ajudar muita gente e a mim.

  • Carlos

    Bom dia🌞
    Achei muito top!
    Inicia com um excelente apresentação sobre o que é, composição, como se usa, efeitos fisiológicos, efeitos pessais, contexto cietífico e religioso, tem tudo que qualquer interessado no assunto possa pesquisar.
    Mandou muito bem!!!

    Parabéns!!
    Grato!!🙏🏻

  • ALESSANDRA SANCHES GONZALES

    A busca pela Ayahuasca geralmente se dá em contextos positivos, com respostas geralmente facilitadoras de vivências igualmente positivas, De rápido efeito antidepressivo e ampliador das percepções, pode ser muito útil do ponto de vista vivencial, social e terapêutico. Vale lembrar, entretanto, que as pessoas não são iguais. Uma substância extremamente favorável para um grupo de pessoas, que pode ser a maioria, pode não o ser para uma minoria, como as pessoas predispostas à psicose. Assim, o uso deveria ser desaconselhado para pessoas com histórico pessoal ou familiar de esquizofrenia, por exemplo. Anos atrás, vi uma paciente na emergência psiquiátrica em surto grave e prolongado após o uso da Ayahuasca. Não é a regra, mas vale a precaução.

  • Filipe Oliveira

    Ahyuasca mudou minha vida! É um salto espiritual absurdo, mas pra quem está aberto a enxergar seus defeitos. Me sinto muito mais responsável, motivado e humano com as pessoas. Eternamente grato!

    Ótimo matéria. Deus o abençoe.

  • Luci Sant Prado A

    Tive uma experiência de transformação na minha vida em maio de 2010mnão relacionada com nenhuma planta ou substância, mas agiu como se fosse. Estive entre a vida e a morte e naquele momento pensei: se ainda estou sentindo o meu corpo, então estou viva, eu não morri! Não a morte física, contudo, aquele episódio matou dentro de mim um Ser e fez nascer outro.
    Passei da busca desenfreada da conquista do materialismo para a busca de mim mesma, meditação, orações, mantras, contemplação do silêncio, diálogos internos e depois de sete anos, estou recebendo o chamado da ayahusca. Agora mais convicta do chamado do que antes, não por não acreditar no chamado, mas em função de uma mente que ainda lutava para não perder o seu legado. E para não perder de vista o que eu acreditava ser um chamado comecei a estudar tudo sobre o assunto e cheguei até você.
    Posso dizer que, iniciarei a minha jornada da alma com ayahusca confiante no chamado e sabendo que apesar de toda a informação concebida, cada experiência é individual e singular. Mas, quando compartilhadas, ajudam a pessoas como eu, a trilhar o caminho da expansão da consciência sabendo que como eu, existiu e existe milhares com os mesmos anseios.
    Acredito sinceramente que chegou a ERA de conhecermos TODA A VERDADE que há muito nos foi NEGADA.
    Gratidão pelas novas informações! Maravilho! Parabéns.

  • Amém!

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo feedback, Ronaldo.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado, querida. Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo comentário, Monica.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo comentário, Alexandre. Forte abraço! 💖

  • Eliza, o conteúdo trata-se apenas de uma única substância a qual não é alucinógena e também não existe efeitos pós uso. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo seu comentário, Luana.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pela contribuição, João. Forte abraço! 💖

  • Dolly, preste um pouco mais de atenção neste material.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo seu sucinto comentário, Keivy.

    Forte abraço! 💖

  • Tom, pesquise no Google uma instituição séria em sua cidade. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço! 💖

  • Exatamente, minha amiga, Adriana. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo comentário, Lu.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo comentário, Rivellino.

    Forte abraço! 💖

  • Forte abraço! 💖

  • Weder, recomendo que participe de alguns trabalhos com ayahuasca e também procure alguns tratamento psicoterapêuticos. Muita paz e luz em seu coração!

    Forte abraço! 💖

  • Muito luz e sabedoria para todos nós. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço! 💖

  • Muito obrigado pelo seu feedback, querido Mauro.

    Forte abraço! 💖

  • Tânia Cristina Nascimento

    A Ayahuasca salvou minha vida…

  • Dirceu

    Gostei muito. Vi uma matéria sobre a ayahusca e vim pesquisar. Aqui esclareci bastante minhas dúvidas

  • Ronaldo

    Eu estava em duvida sobre o assunto e vim pesquisar para participar de um evento que conterá a Ayahusca, pooxa, essa materia me deu a certeza que estava faltando, me inscrevi, gratidão!

  • Tati Mazziero

    Gratidão irmão, Deus te abençoe 🙌🙏

  • Monica

    Parabéns pela matéria esclarecedora!!!

  • Alexandre Gomes

    Maravilhosa Medicina sagrada!

  • Eliza Stocco

    Olá… muito boa a reportagem! Parabéns! Não experimentei nenhum destes alucinógenos mas tenho curiosidade para vivenciar, se puder, a mudança de dimensões, enfim… rasgar o véu como diz Hélio Couto.
    Gostaria de saber mais sobre os efeitos pós uso do ayhuasca, tenho um metabolismo muito sensível e reativo, tenho receio do que pode acontecer depois. Nunca experimentei nada além de açúcar, café, álcool, e cigarro ( drogas que sei que são piores que lsd e o vegetal).
    Não consumo hoje em dia cafeína, porque na verdade nunca se adaptou a mim, faz muito efeito e depois fico mal… então por este aspecto reativo que gostaria de mais informações póstumas ao uso de ayhuasca.
    Acredito que o pior aspecto não possuo: preconceito e tabu de te-lo ligado à religião ou dogma!
    Obrigada por esta completa reportagem! Gostei muito!

  • Luana Diwie Thomaz

    Olá, minha experiência com Ayahuasca foi excepcional… Não vou registrar detalhes, mas posso garantir que sou a Lua antes e depois do chá… Não que tenha mudado minha forma de pensar, mas aprendi a olhar para o mundo me colocando nele como um ser consciente e co-responsável. Pude enxergar as causas dos conflitos internos e superar traumas. Tive aumento de percepção, visão, olfato e audição. Estou assertiva e cuidadosa tanto com palavras quanto atitudes, antes era confusa e impulsiva. Parei de comer carne, a consciência eleva, muda a noção sobre o todo e garanto que o efeito não dura por algumas horas… Passaram duas semanas e ainda sinto as mudanças. Antes da ayahuasca estava voltando a correr, corri 1,96km e fiquei exausta, depois da ayahuasca pulei para os 5km com uma caminhada de 12km, totalizando 17km que nem eu acreditei!

  • Joao Guilherme

    Leia novamente o artigo…. Luz!

  • Dolly

    Nem sei como vim parar aqui, só sei que quero viver essa experiencia!!! é como faço pra adquirir essa erva?

  • Keivy

    Nunca mais serei a mesma. É quer saber? Ainda bem que não. Sob o efeito do DMT, ingerido ou fumado, todos os sentidos são despertos. Nunca imaginara ouvir além, ver além, entender além… A inteligência ficou ainda mais aguçada e a intuição ainda mais perceptiva. Sou verdadeiramente grata por ter reconhecido as mensagens que me trouxeram de volta. Fui despertada. Estou desperta. Rumo à evolução. GRATIDÃO.

  • tom seixas

    eu gostaria de saber mais,uma amiga me falou da ayahuasca e resolvi dar uma pesquisada.
    como faço pra ter a minha primeira experiencia com esse ritual.

  • Adriana

    Eterna Gratidão! Todo ser humano deveria passar por essa experiencia transformadora de verdadeira conexão com toda a energia criadora e divino.

  • adriana

    Boa tarde,

    Eu vivencio a experiencia chá há quase um ano e com certeza é um divisor de águas. Conheço casos de pessoas dependente química e depressivas que transformaram suas vidas. Porém, quando se trata de algum transtorno psiquico,é recomendado algum cuidado antes de ingerir, porque, no caso de esquisofrenia mesmo, não é recomendado o uso. tenho uma irmã com esse quadro, gostaria muito que fosse possível mas ela nao pode ingerir por orientação do mestre.

  • Lu Portuga

    Muito lindo.Tomo a bebida sagrada a 6 anos .Só gratidão,muito aprendizado.
    Viva a bebida sagrada.

  • rivellino

    Sarça ardente, que ardia e não se consumia… Sarça, ou Acácia, é uma planta parente da Jurema, a qual possui DMT; de sua casca é possível extraí-lo com a arruda da Síria…

  • Weder Vinícius

    Tenho vontade de experimentar. Mora na cidade de Jaraguá Goiás, parece que em Pirinópolis tem… Já usei maconha, já ouvi vozes e tive muitas experiências visuais lendo a Bíblia sob efeito da cannnabis. Sou diaognosticado com transtorno de personalidade esquisotípica, mas sei que é só porque acredito em coisas que a maioria das pessoas não acredita!

  • Samya

    Gratidao pelo artigo!! Vc explicou tudo certinho e esclareceu minhas duvidas eu tomei uma vez e pretendo tomar o resto da vida experiencia maravilhosa me mostrou só coisas boas as pessoas jugam muito sem conhecer e tem bastante preconceito e com seu artigo quem lê pensa as vezes diferente!! Obrigada!! Parabens!!

  • Mauro Goncalves Nunes

    Olá, meu nome é mauro.
    Maicon Parabéns pela explicação sobre a Ayhuasca, lindo texto.
    Eu tomo a Ayhuasca a 10anos, meu contato com a Ayhuasca foi maravilhoso.
    Sou ex dependente químico e fui curado pelo esse cha maravilhoso que é a Ayhuasca.
    Ja estou a 6 anos curado.
    Frequento o Céu Azul Xamanismo.
    Fico muito grato pela oportunidade.
    Abraço.

  • Xoomei Xorekteer

    cadê as 6 verdade que nunca contaram ???? 😮

  • Exato, querida Michele. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço! 💖

  • Isso é um processo de purgação, minha amiga Cassiara.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo seu comentário, querida Emiliana. Seu português está ótimo, por sinal.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo seu comentário, meu amigo, Antonio.

    Forte abraço! 💖

  • Meu amigo, Oliveira, você precisa pesquisar no Google com as palavras chaves: #ayahuasca #nomedasuacidade #trabalho #ritual #comungar #consagrar

    Forte abraço! 💖

  • Sim, você precisa ser “arrebatado”.

    Forte abraço! 💖

  • Muito sucinto o seu comentário, Gabriel. Obrigado pela colaboração.

    Forte abraço! 💖

  • Muito obrigado pelo seu feedback, querida Natália.

    Forte abraço! 💖

  • E eu lhe agradeço pelo comentário.

    Forte abraço! 💖

  • Michelle

    Lindo artigo!
    É sempre muito difícil contar e explicar as experiências com a ayahuaska. Como os trabalhos são pessoais e únicos, aqueles que ainda não passaram pela experiência costumam julgar de forma errada. Por isso informações tão técnicas e científicas são importantes!
    Mas realmente, só experimentando para entender!

  • Cassiara Sombrio Heidemann Zap

    Tive a experiencia a uma semana, vomitei muito. Muita dor física , estou criando coragem para tomar novamente.

  • Emiliana

    Maicon parabens pelo texto tambem eu que sou italiana comprendi tudo con facilidade. 😊 aqui na italia tem gente que usa mas eu acho que muitos usam pra curiosidade e
    porque tem que ter alguma dipendencia para sobsituir as otras Como alcool, maconha ou qualquer coisa pra sair da realidade. Ai eu estou me informando muito sobre o argomento por nao ter problema no momento de experimentar no lugar certo do Brazil. Obrigada pelo relato. Mil abraços e desculpa o portugues 😊

  • Antonio Florencio

    O artigo foi bem escrito, explicativo e de fácil compreenção, tenho uma
    bôa experiência com o chá e recomendo para quem quer espandir espiritualmente, LUZ, PAZ E AMOR.

  • Oliveira Nunes

    Agradecido pelos os esclarecimentos a respeito da ayahuasca!!! Agora meu camarada, aonde podemos tomar esse chá em segurança?

  • Evandro

    Gratidão! Pretendo ter essa experiência mais cedo o possível!

  • Gabriel Gobbi de Lourensi

    Gratidão pelo artigo irmãozinho.

    Minhas experiências foram absolutamente cheias de amor e de crescimento tanto espiritual quanto pessoal. Desconstrução de vida e morte de um velho para o renascimento de um novo. Há muito o que ser trabalhado, mas os passos foram dados.

    O artigo foi muito bem escrito, explicando para muitos e dando uma boa ideia do que é para todos aqueles que possam estar receosos e estão procurando informações na internet.

    Aho!

  • Natália Rocha Machado

    Demais! Falar sobre o Chá de Ayahuasca é bem difícil eu diria, cada um tem uma percepção, porém você soube explicar direitinho… bem esclarecedor! Gratidão e um lindo dia! Existimos! <3

  • Dayane Lacerda

    Obrigada pelo ensinamento!

  • Que bom que meu artigo lhe ajudou, querida, Nicole.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo seu feedback, querida, Patrícia.

    No momento, estou trabalhando na produção de um livro que abordará conceitos e ferramentas para expansão da consciência.

    Em breve divulgarei mais informações aqui pelos comentários.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo carinho.

    Forte abraço! 💖

  • Obrigado pelo seu comentário.

    Forte abraço! 💖

  • Roberta, primeiramente não precisa se desculpar por fazer um questionamento tão relevante. Agora vamos lá!

    O uso do LSD afim terapêutico é muito delicado, pois não existem acompanhamentos médicos para tal método, contudo o consumo deve ser feito não como meio de entretenimento como na maioria dos casos é usado.

    A partir do momento que você se permite utilizar dos recursos espirituais das drogas psicoativas, consequentemente seu espírito se conecta com a dimensão espiritual, assim permitindo a abertura dos seus chacras e lhe tornando uma pessoa mais consciente e reflexiva.

    Normalmente, pessoas com muitos problemas psicossomáticos acabam que não se dão bem com o uso da droga, pelo simples fato da mesma realçar suas inseguranças e medos.

    O uso do LSD deve ser feito por pessoas bem resolvidas e seguras, que buscam uma nova percepção da vida.

    Recomendo que as pessoas que buscam uma expansão da consciência, comece com o chá de santo daime, assim poderá ter sua alma arrebatada e os problemas psicossomáticos purgados do corpo e espírito.

    Espero que minha visão tenha lhe ajudado.

    Forte abraço! 💖

  • Compreendo você perfeitamente, Andrea. Mas tenha força e trabalhe no cultivo dos seus valores, desta forma o universo irá mandar pessoas maravilhosas para sua vida!

    Forte abraço! 💖

  • Muitíssimo obrigado pelo seu comentário, Rúben.

    Forte abraço! 💖

  • Lindo depoimento, Andrea. Obrigado pelo seu comentário.

    Forte abraço! 💖

  • Nicole

    Ótimo texto, bem esclarecedor.
    Me apareceu no momento que estou buscando mais informações sobre ayahuasca, e muitas coisas ficaram ainda mais claras após a leitura.
    Gratidão!

  • Patrícia

    Olá! Me chamo Patrícia F. Lima e faço parte do Centro Espírita Ascensionado Céu Nossa Senhora da Conceição. que fica em Cananéia SP
    , seu artigo foi escrito com muita clareza, gostei muito da leitura, e até recomendei, se tiver mais material sobre o assunto gostaria de receber, como devo proceder? Muito obrigada!!!

  • Yngrid Braz

    ❤❤❤🌼

  • Louise Cardoso

    Por nada meu bem. Eu sou puro agradecimento por essa descrição tão rica sobre a Ayahuasca! #Gratidão

  • Vicenza

    Namastê!!! Ótimo texto!!! Muito bom mesmo… parabéns pelo teu trabalho! Grande abraço

  • Roberta Silveira

    Muito interessante o texto Maicon! Nunca tomei o chá mas tenho muita vontade, acredito que vai vir na hora certa para mim. Só tenho uma dúvida em relação ao LSD, que você menciona como cura de problemas psíquicos…gostaria de saber até que ponto ele realmente é válido nesse caso, pelo fato de conter não somente o DMT mas como tbm outras substâncias químicas que não fazem bem à saúde. Mesmo assim deixo claro que não sou contra ao uso, minha dúvida mesmo é em relação ao tratamento. E desculpa questionar sobre algo que não é o foco, mas é que foi realmente a única dúvida que ficou da leitura.
    Obrigada.
    Roberta

  • Andrea Sulivan

    Tenho muita vontade de ir a um lugar aqui no Rio de Janeiro( não sei onde encontrar) onde eu possa ter mais conhecimento sobre o Daime e vivenciar essa experiência, se assim posso falar.
    Trabalho a noite e só vejo pessoas vazias, sem nada a acrescentar.
    São poucas as q vale a pena conversar ( sem preconceito).
    Acabo me sentindo um peixe fora da água.
    Sinto q necessito de crescimento da alma.

  • Rúben José

    “O Daime é
    A minha forma de vida
    Meu professor
    Que vem curar minhas feridas” <3

    Que massa esse artigo sobre o Divino Sacramento, sangue de Juramidam!

  • Andrea Cristina

    Boa tarde….gratidão pela matéria. …ainda existe muito preconceitos a respeito dessa planta sagrada ayahuasca…..só tenho a dizer que tomo o chá a 6 anos…já tomei em Alto Paraiso….(Goiânia) num retiro de 5 dias…..mas já tomava aqui em São Paulo.. tenho a dizer que é transformador. ..nada será o mesmo….caminho sem volta….muita transformação e Amor. … ….hj só tenho a agradecer a essa planta sagrada.Gratidão palavra que resumi minha vida nesses 6 anos de experiência com planta sagrada….🙌❤

  • Fico feliz que o chá tenha lhe ajudado, querida Mariana. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço!

  • Obrigado pelo seu esclarecimento.

    Forte abraço!

  • Hebert, não é possível adquirir o chá, mas sim participar de um trabalho ritualístico, assim como nosso o Dirce relatou abaixo. Obrigado pelo seu comentário.

    Forte abraço!

  • Fico feliz que a planta sagrada tenha lhe ajudado, querida Gleyciana. Obrigado pelo seu comentário.

    Forte abraço!

  • Amiga, Karina, investiga un instituto en su región.

    ¡Fuerte abrazo!

  • Fico imensamente lisonjeado pelo seu comentário, querida Jossie. Espero que volte sempre e obrigado pelo comentário.

    Forte abraço!

  • Cibele, qual o nome do instituto?

    Forte abraço!

  • Obrigado, irmão!

    Forte abraço!

  • Concordo!

  • O trabalho é sim um pouco turbulento, Klaudynéya, mas garanto que é em prol do nosso bem.Obrigado por deixar seu comentário.

    Forte abraço!

  • Fico feliz que sua experiência tenha sito gratificante, Olívia. Obrigado pelo seu comentário.

    Forte abraço!

  • Mel de Odin – Apicultura e Mel

    Com qualquer idade você pode tomar esta bebida, inclusive mulher grávidas. Ela pode de trazer muita saúde, lembrando que o responsável pela cura é você. Doadores também podem tomar. Nem todas pessoas passam mal, alguma pessoas realmente precisam se limpar, por isso o vômito. Ela não te alucina, muito pelo contrário ela te deixa mais consciente. Desperta o divino em você. Faço bom uso deste sacramento amiga.

  • Mel de Odin – Apicultura e Mel

    Onde você mora Carlos Henrique?

  • Mel de Odin – Apicultura e Mel

    Procure uma casa do Santo Daime.

  • Mel de Odin – Apicultura e Mel

    Melhor coisa é você voltar a participar.

  • Mel de Odin – Apicultura e Mel

    Em Teresópolis tem o Céu do Dedo de Deus. Eles tem um site. Quem comanda os trabalho é o Padrinho José Ricardo, eles recebeu os seguintes hinários: Fluente Luz Universal, Harmonia Cósmica e Luz.

  • Obrigado por deixar seu comentário, Mariana.

    Infelizmente nem todos tem a capacidade de meditar, devido ao excesso de ansiedade e estresse, sendo esses os que buscam terapias alternativas que são tão eficazes quanto a interiorização meditativa.

    Forte abraço!

  • Obrigado, Lilian.

    Forte abraço!

  • Obrigado, Valentina.

    Forte abraço!

  • Sim, com certeza será.

    Forte abraço!

  • Obrigado.

    Forte abraço!

  • Pesquise no Google, instituições legais para participar de um trabalho, Felipe.

    Forte abraço!

  • Obrigado.

    Forte abraço!

  • Carlos, recomendo que pesquise no Google!

    Forte abraço!

  • Obrigado pelo seu comentário, Louise.

    Forte abraço!

  • Obrigado pelo sucinto comentário, Castanheira.

    Forte abraço!

  • Obrigado pelo feedback, Michelle.

    Forte abraço!

  • Obrigado por deixar seu lindo depoimento, Liliane.

    Forte abraço!

  • Exatamente.

    Obrigado por comentar, Elyquezia.

    Forte abraço!

  • Obrigado por compartilhar sua experiência conosco, Micaela.

    Forte abraço!

  • Aline, acredito que não tenha problema.

  • Mariana Vasconcelos

    Agradeço por partilhar de informações e estudos preciosos edotados de esclarecimentos, pois o preconceito ainda é muito grande na sociedade. O chá pra mim é de fato uma expansão da consciência e tem me ajudado muito desde quando o conheci e tive meu 1° contato que foi em agosto de 2008. Minha família até hoje não sabe que comungo do chá por conta da falta de conhecimento sobre o que se trata e não querer saber mais a respeito. Infelizmente. Porém independente deles me sinto feliz em poder trabalhar com todas as experiências vivênciadas através desse Santo e precioso chá! Viva a força da natureza em nós!

  • Dirce Salomé

    O ideal é você procurar na região onde você reside, Hebert, uma igreja, um ponto de luz, onde você possa fazer o uso ritualisticamente. Não existe proselitismo nas sessões, normalmente; ou seja, não vão querer te converter a nada; mas é importante, porque você terá assistentes experientes te observando, além de fazer uso do chá segundo as recomendações do CONAD.

  • Hebert Camilo

    Muito interessante, adorei as informações, realmente explica tudo.
    Gostaria de saber como faço para adquirir o Chá, alguém poderia me ajudar?
    Obrigado!

  • Gleyciana Silva de Lima

    Fiz uso da medicina no dia 30/04/2017. Estava enfrentando uma das piores dores da minha vida, a dor do luto, meu esposo veio a falecer e a medicina da ayahuasca, foi de fato um renascimento na minha vida. A melhor experiência que tive. Deixando claro os pilares que devo seguir e que o amor é o sentimento mais libertador do mundo.

  • Karina Anaya Rodriguez

    Hola escribo desde México, es posible tomar el cha yo sola o debería de hacerlo acompanada. Nunca antes he tomado alguna droga, por eso tengo miedo de que de certo

  • Jessie De Oliveira

    Incrivel o blog. as informações foram realmente boas. nao precisei procurar mais nada em outro blog pq aqui tem tudo que precisava ler. e pra melhorar abaixo tem outros topicos incriveis tambem. adorei . parabens pelo trabalho, Muuuuuita informação maravilhosa e assuNtos interessantes pra caramba. GRATA

  • Cibele Moraes

    Olá. Tive a sorte de participar do meu primeiro ritual dia 24/04/2017 em Blumenau e meu próximo será em Rio do Sul dia 06/05. É realmente incrível todo esse conhecimento. Se eu soubesse que era tão maravilhoso já teria participado a mais tempo. Ahow.

  • Olá é boa noite!
    Gostei das informações e me interessei por experimentar e tirar minhas próprias conclusões.
    Como faço para ter acesso a ayahuasca?
    Moro no interior do estado do Rio de Janeiro.
    Obrigado!

  • Klaudynéya Oliver

    Olá, participei do ritual faz dois dias.Durante o trabalho passei muito mal.Tive visões, revelações e até agora estou me sentindo aéria,zonza, estranha.Pretendo participar novamente , pois tenho a impressão que o trabalho não terminou…

  • Gilmar

    Olá Claire! Sou do interior de São Paulo (Pindamonhangaba) e frequento o Céu do Vale, uma igreja onde se comunga com o Santo Daime. Não sei se ainda está no Brasil, mas se por acaso esteja e deseje realmente ter essa experiência maravilhosa, entre em contato comigo pelo Facebook: Gilmar Dias, ou por e-mail: professor_gilmardias@hotmail.com. Um abraço.

  • Olívia Ventura

    Gratidão pelos esclarecimentos.
    Tive meu primeiro “encontro” com a Ayahuasca há poucos dias, entre pessoas queridas,
    que participaram comigo. Foi, no mínimo, esclarecedor e revigorante.
    Pela primeira vez, após anos de angústias e ilusões, percebi que posso voltar ao meu caminho
    de volta para vida real, retomar as rédeas de mim mesma!
    Sei que será um dever de casa diário, longo…porém, maravilhoso!

  • Marina

    Acredito que atraves de meditação muitos mestres conseguiram atingir a supraconsciencia de forma natural e contribuir para o bem da humanidade. Utilizar de recursos tais como ervas, faz com que deixe de usar a sua total inerente capacidade cognitiva. Para que buscar recursos fora, quando todo o Universo já está dentro de si próprio?

  • Lilian Alessandra

    Percebo características muito similares ao Peyote (uma espécie de cactus) usados desde os Maias e Astecas no México, inclusive nos rituais que praticam.
    Muito bom o texto, grata por compartilhar.

  • aline almeida

    E pra quem é doador de sangue, pode tomar?

  • Fico feliz que a planta sagrada tenha lhe ajudado de alguma forma, minha irmã, Marriete. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço!

  • Fico feliz que meu artigo tenha lhe ajudado, minha irmã, Talita. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço!

  • Aline, não existe restrição de idade, no entanto caso seja menor deve estar acompanhado dos seus pais. A única limitação para o consumo de bebida é para pessoas com distúrbio mentais. Contudo, os efeitos são variáveis, de acordo com suas necessidades fisiológicas e espirituais.

    Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço!

  • Sucesso, meu irmão, João. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

    Forte abraço!

  • Muito obrigado pelo comentário, Willian.

    Forte abraço!

  • Muito obrigado por colaborar com seu comentário honesto, meu irmão, Adriel.

    Forte abraço!

  • Obrigado pelo comentário, Palestina.

    Forte abraço!

  • Muito obrigado pelo seu feedback, minha irmã Nilce.

    Forte abraço!

  • Obrigado por deixar seu lindo comentário, minha amiga, Paola.

    Forte abraço!

  • Obrigado pelo lindo comentário, Math.

    Forte abraço!

  • Sinto-me muito lisonjeado com seu feedback, meu amigo, Ian. Meu intuito ao desenvolver tal material foi exatamente transparecer clareza e seriedades nas ideias.

    Forte abraço!

  • Obrigado pelo comentário, Bianca.

    Forte abraço!

  • Obrigado, Herlem. Fico feliz que tenha gostado.

    Forte abraço!

  • Igualmente, irmão Luiz.

    Forte abraço!

  • Lindo comentário, Cesar. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

    Forte abraço!

  • Obrigado por deixar seu comentário, Camila.

    Forte abraço!

  • Valentina Reis

    Irei consagrar amanhã e foi muito esclarecedor. Ótimo o conteúdo da page <3

  • Daniela Ladino Chaves

    Adorei a descrição!!
    Estou muito interessada em fazer o ritual e você só me deu mais certeza de que será uma experiência inigualável.
    Abraços.

  • Lou Zinho

    matéria muito boa irmão, parabéns.

  • Maria Cândida Penteado

    Maicon, você me faz uma crítica tão dura se utilizando do mesmo​ ” suposto” motivo da crítica?
    Posso emprestar sua frase?
    “NÃO AOS JULGAMENTOS”
    Veja que você usou a caixa alta para gritar seu julgamento. Poderia simplesmente escrever, tenho audição sensível rs
    Fui sucinta no meu comentário, logo não deve ter ficado claro se critiquei às pessoas sob o efeito do chá ou sua conduta diante do ritual. É estranho. Você é bem carinhoso com os demais e me bate desse jeito. Sugiro que você interprete melhor meu texto e tente não JULGAR. Pelo menos, não gritando.
    LUZ PRA NÓS 😢

  • Cabral Cid

    Eu indiquei os lugares que pessoas que me indicaram. Mais vou ainda participar das horas com o chá. Poderia compartilhar mais comigo sobre suas pesquisas e experiências durante e após a sua vida em si com o chá??

  • Talita Leal Costa

    Procure pela União do Vegetal (UDV) na sua cidade.

  • Felipe

    Onde eu posso encontrar o chá Talita?

  • Felipe

    Alguém sabe aonde eu posso encontrar este chá?, e indicações de preparo e de como toma-lo? agradeço desde já!

  • Monica

    Adorei seu depoimento

  • Monica

    Adorei a matéria !!!

  • Carlos Henrique

    Olá, ouço falar muito à respeito, mas nunca consegui ter contato com o chá. .. Vocês conseguem me dizer como eu consigo, em que tipo de lugar posso encontrar? Desde já, gratidão!

  • Claire

    Ola! Sou Francesa e queria tenter ayahuasca, sabe aonde? Eu chego em Sao Paulo proximo semana 🙂

  • Louise Cardoso

    Texto maravilhoso e esclarecedor.
    Eu sou feliz por poder comungar a Sagrada Ayahuasca e desfrutar de suas maravilhas.
    Cada experiência é única, cada dia uma lição, eu amo até as “surras” que levo na maioria das vezes. Compreendo que são para a minha evolução.
    Depois que vc comunga a Ayahuasca, nunca mais vc será a mesma pessoa. Sou imensamente grata!
    #Gratidão

  • Castanheira

    Oaska, Luz da Realeza Divina…Falo que a comungar o chá, nenhum ser retorna ao seu estado anterior, pois a partir daquele momento não há mais segredos no íntimo. Eu comungo e realmente somos levados a nos transformar, pois pode até o indivíduo esconder algo ao alheio, mas a si mesmo será impossível,
    reforma íntima.
    Ótimo texto Maicon.

  • Michelle

    Parabéns pelo texto, extremamente esclarecedor! É uma experiência muito pessoal e difícil de traduzir em palavras. É um renascimento! Gratidão 🙏🏻

  • Maria, eu entendo perfeitamente seu ponto de vista em questão ao respeito ao trabalho. Mas acredito que não é certo julgarmos a postura ou conduta das pessoas mediante ao uso da planta.

    Pois, cada pessoa possui o seu mapa de realidade. O que isso significa?

    As vezes a visão que você teve dessas pessoas pode não ser a mesma que outras pessoa tem, ou até mesmo pode ter sido uma má impressão da sua parte.

    Entretanto, eu não acho que a diversão seja sinônimo de falta de respeito. Outro detalhe, se tais pessoas estiverem mesmo faltando com respeito, em algum momento (trabalho) a Mãe Natureza irá mostrar para eles como tudo realmente funciona.

    Acho que os julgamento não são positivos em nenhum momento, pois quando julgamos algo ou alguém, não estamos agindo com empatia.

    Portanto, o ideal a se fazer é seguir a sua conduta sem se importar com como cada um trata seu trabalho espiritual.

    Me desculpe faltei com respeito a sua opinião de alguma forma, mas dizer NÃO AOS JULGAMENTOS, foi exatamente um aprendizado que tive em um dos trabalhos que participei, por isso entendo isso como experiência próxima.

    Deixo um forte abraço no seu coração e grande beijos de luz! ❤️

  • Obrigado por compartilhar sua linda experiência conosco, Amaury.

    Forte abraço! 😇

  • Muito obrigado por comentar o artigo, Franck. Fico feliz que tenha gostado.

    Forte abraço! 😇

  • Obrigado, Lídia. Fico feliz que tenha gostado.

    Forte abraço! 😇

  • O preconceito é normal, Clarice. Ele funciona como nosso escudo de defesa em determinas ocasiões. Não sinta-se mal por isso. Muito obrigado por compartilhar sua história conosco.

    Um forte abraço, querida!! 😇

  • Lindo, Ariovaldo. Realmente, a plana sagrada nos liberta de muitos vícios e mal hábitos. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

    Forte abraço, irmão! 😇

  • Pois então, SE ENTREGUE de cormo, alma e coração aberto! ❤️

    Forte abraço, meu irmão!

  • Jader, primeiramente, obrigado pelo seu comentário. Agora, infelizmente não posso lhe ajudar, pois não conheço muitas instituições, ainda mais em sua região. Contudo, sugiro que faça uma busca no Google usando uma variações de palavras chave e examine bem a integridade de cada entidade que encontrar.

    Um forte abraço e fique em paz!

  • Exatamente, Andrea, pois o medo acaba nos afogando em um mar de escuridão o qual realça mais esse sentimento no momento do trabalho. O ideal é que a pessoa pesquise bastante antes de tomar e se entregue com amor e confiança a planta sagrada.

    Forte abraço e muito obrigado pelo belo comentário.

  • Muito legal seu comentário seguido do seu ponto de vista, Volnylson. Obrigado por contribuir com sua experiência. 🙂

    Forte abraço, meu amigo!

  • Poxa, lívia, me sinto imensamente lisonjeado pelo seu belo comentário.Sugiro que pesquise no Google uma instituição que serve o chá próximo de você, no entanto, os valores são bem variáveis, podem custar de 40 até 200 reais, mas depende muito do lugar e de sua integridade com o trabalho.

    Forte abraço e beijos de luz!

  • Liliane

    A primeira vez que tomei Ayuasca não aconteceu nada…apenas um ritual muito lindo em que junto com meu filho se tornou ainda mais especial. Acredito que tenha sido uma preparação, pois fui com muito receio, na verdade medo. Mesmo tendo conversado com o padrinho que me tranquilizou numa conversa muito acolhedora, tomei o chá e fiquei aguardando ansiosa os efeitos que não vieram, somente uma diarréia tranquila, não vomitei o que era o meu maior receio (odeio vomitar rs). Enfim como foi em meio a natureza, com fogueira, uma noite lindamente estrelada e pessoas maravilhosas foi muito emocionante. Como estou em busca de respostas, de auto conhecimento resolvi em menos de 1 mês participar de outro ritual. A princípio fiquei receosa pois era na cidade, sem o encantamento da natureza, mas lá fui eu, sozinha, sem conhecer ninguém…e para minha surpresa foi MA RA VI LHO SA a experiência, já fazem 4 dias que tomei e ainda estou em estado de encantamento. Não ví nada, não ouvi nada além das lindas músicas, mas senti tantas coisas, foi uma viagem deliciosa, com total consciência, sem perder em nenhum momento a razão, eu sabia onde estava, o que estava acontecendo mas a sensação de encontro com minhas verdades, medos, aflições….as sensações tranquilizantes me deixaram muito feliz. Resolvi escreve pq a mídia distorce tudo e acabam colocando medo nas pessoas, como aconteceu comigo, fui morrendo de medo e vejo que tudo isso é uma forma de nos manipularem para continuarmos dentro da caixinha, condicionados. Hoje estou de volta a essa vida louca, mas procuro ouvir as músicas que me remetem novamente ao que vivi. Resolvi escrever pq, assim como eu, muitas pessoas deixam de viver essa experiência por medo. Espero que meu relato sirva de incentivo às pessoas que buscam auto conhecimento mas ainda sentem receito. Namastê!

  • Elyquezia Ferreira

    Luz para toda sua familia.

  • Elyquezia Ferreira

    Exatamente, existem muitas artigos e sites que falam o que não sabem, usam hipocrisia e ignorância de fanaticos e religiosos.

  • Elyquezia Ferreira

    Tomar o chá é evoluir constantemente. É maravilhoso

  • Elyquezia Ferreira

    Amém Micaela, eu sei exatamente do que voce esta falando, só quem ja experimentou pode opiniar e é incrivel, tive o prazer de conhecer e não pretendo parar. <3

  • Obrigado pelo seu ótimo feedback, Lindomar.

    Forte abraço!

  • Ótima recomendação, Moisés. Obrigado pela contribuição.

    Forte abraço!

  • Com certeza, Sonia.

    Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço e beijos de luz!

  • Obrigado pelo seu comentário, Theresa.

    Beijos de luz e forte abraço!

  • Micaela Lins

    Acabei de ler seu artigo e está incrível! Eu já sabia sobre as verdades da ayahuasca e tudo o que ela nos proporciona de bom.
    Comecei o ano de 2017 participando do Chamado da Floresta, um grupo que também faz o uso do Santo Daime em ritual e posso afirmar que sim, ele é transformador. Participei dos dois rituais esse ano, em Março não terá por conta da quaresma mas em Abril estarei lá de novo, vou caminhar profundamente na minha evolução espiritual co o chá ♥

  • Marriete

    Boa Noite!
    Tomei ontem a ayahuasca, e foi a melhor sensação que já tive em vida.
    Sempre tive muita dificuldade em se aproximar do meu pai e ontem graças a ayahuasca entendi o pq de toda a dificuldade!
    Parabéns pelo texto!
    Gratidão!!!

  • Muito obrigado pelo seu relato, Alan. O “humano” é um ser que nasceu para ser colaboracionista, e a planta sagrado nos mostra exatamente isso, a nossa essência divina.

    Forte abraço e muito obrigado pelo comentário.

  • Obrigado pelo seu feedback, Adriano. Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho, o qual foi investido muita dedicação e esforço.

    Forte abraço, meu amigo. 😀

  • Talita Leal Costa

    Olá!
    Bebi hoje pela primeira vez, mas não tive muita instrução antes do uso. Vim aqui buscar mais informações para entender tudo que aconteceu e seu artigo ajudou muito. Obrigada!

  • aline almeida

    Bom dia,
    Excelente matéria, bem esclarecedor. Nunca provei dessa bebida, mas tenho vontade. Gostaria de saber, a partir de quantos anos pode tomar, se doador de sangue pode tomar dessa bebida, se todas as pessoas q bebem passam mal, tipo vômito, náusea, alucinação etc.?

  • Joao

    A ayahuaska mudou totalmente a minha vida eu era usuário de maconha e cocaína deixei e nunca mas quero , mida a cabeca da peçoa parece q a gente nasceu novamente sem angustia sem dor sem ver o passado muito bom

  • Willian Chimilovsky

    Ainda sou um estudante na área, não tenho pessoas próximas que fazem este ritual do bem, apenas amigos de longe, mas muito interessante este tópico. vlw mesmo cada parágrafo lido.

  • Adriel Luiz

    Excelente texto, ayahuasca mudou totalmente a minha vida e a cada ritual tenho novos insights que vem a mudar ainda mais. Para quem não consagrou ainda e está com algum tipo de medo ou receio, por favor, estude mais sobre a medicina e vá o quanto antes pois o despertar de consiencia é libertador.

  • Lilian Pires

    Linda experiência, uma pena que existam pessoas que não tem o devido respeito.

  • Palestina Israel

    Parabéns pela Síntese !

  • Nilce Souza

    Excelente texto. Esclarecedor, informativo e sem manipulação.

  • Paola

    Gratidão pela informação! Sempre bom quebrar barreiras e afiliar espiritualidade com ciências. Superar todos os preconceitos da carne e da consciência. Elevar o espírito para além desta dimensão , enraizar as raízes na terra.

  • Math w

    Parabéns por trazer luz ao tópico, assim mais pessoas vão poder se beneficiar nesse e em outros planos (:
    Cada mente é um universo, trazei luz à outros corpos que não só o físico.
    Que comecem os trabalhos. PAZ!

  • Ian Lopislazuli

    adorei o artigo! achei o formato dele acessível para pessoas de diferentes bagagens linguisticas (em se tratando de nivel de dominio da lingua). A Ayahuasca também transformou minha vida, fico muito feliz ao ler artigos assim – simples e bastante informativos – pois considero muito importante a disseminação de informações precisas sobre enteógenos.

  • Bianca Alessi

    Mto bom!!!

  • Herlem Anny

    Texto maravilhoso 😍

  • Luiz Filipe Cavalieri

    luz, paz e amor

  • Cesar Lapena

    Frequento o ritual xamanico com o uso da ayahuasca ha um ano essa bebida transformou minha vida! Em minhas experiências tive coragem de me olhar de frente e enfrentar os meus problemas e assim ter a coragem de mudar meus hábitos e minhas escolhas tendo assim uma vida melhor fisica, mental e espiritual. Deixei de fazer uso do álcool e de outras drogas que fizeram parte da minha vida durante anos e estou vivendo o melhor momento da minha vida me dedicando a criação dos meus filhos, a descoberta do quanto amo minha esposa e o meu melhor momento profissional em minha empresa! Sou eternamente grato a medicina a floresta ayahuasca! Muitas pessoas falam sobre o Daime sem nunca ter experimentado por isso tem um preconceito e julgamento totalmente equivocado sobre o assunto, mas eu me considero um privilegiado por ter tido coragem de experimentar e formar a minha propia opinião!

  • Camila Ribeiro

    O artigo é realmente muito bom, a descrição doa efeitos se aproximam muito (digo se aproxima pois palavras não conseguem descrever a experiência com a Ayahuasca). Uma coisa que gostaria de ressaltar é que o texto fala sobre aumentar o desejo sexual, e isso acontece a médio e longo prazo e não no momento da experiência. Talvez isso possa gerar confusão e comentários errôneos sobre esta Sagrada Bebiba. Sem dúvida a Ayahuasca transforma a vida de quem se permite, um Universo interior é descoberto, e a compreensão de si mesmo expande!! Só tenho gratidão por essa bebida!

  • Maria Cândida Penteado

    Os índios são sensacionais e seus conhecimentos da natureza são gigantescos. Por conta disso, sabem conviver harmonicamente com Ela. Experienciei o chá e realmente é impactante. De repente conseguia ouvir o som de um rio que estava muito distante. Via o verde das plantas tão lindo que ofuscavam minha visão. Filosofei, sai do meu corpo, vi mandalas. Foi uma experiência rica. Porém, desisti de fazer uso do chá porque as circunstâncias, o local e as pessoas não eram boas. Fui com um vizinho a um sítio. Foi feito um ritual, tudo parecia muito sério e respeitoso, mas depois constatei que não passava de uma diversão para eles. Estavam curtindo um “barato”. Não sei se existem muitos outros locais assim, espero que não. Temos que respeitar profundamente a natureza é sua magnífica potência.

  • Amaury Nogueira

    Olá Maicon, em primeiro lugar parabens pela otima materia sobre esse tão sagrado vegetal ayuaska, me chamo Amaury Nogueira, moro no Estado do Pará na cidade de nome Itaituba, sou membro e conselheiro da religião oaskeira de nome NOVA ORDEM ESPIRITUAL DO REI SALOMÃO BENEFICENTE UNIÃO DO VEGETAL (NOERSB), voce ainda não viu falar devido sermos novos como pouco mais de dois anos de fundação, eu ja estava buscando a ayuaska ha alguns anos inconscientimente e quando a encontrei mudei toda a minha vida e tambem de minha esposa que hoje é conselheira da NOERSB, quero dizer aos que leram a sua materia sobre a ayuaska e estão na dúvida, sigam seus corações meus irmão pois a ayuaska é o mais puro amor que vem do Pai Eterno e se voce virem algo de ruim em sua experiencia com o vegetal, isso vem de voces, o vegetal so mostra o que precisamos mudar. LUZ, PAZ E AMOR a todos.

  • Franck Romero

    Olá Maicon, parabéns pelo artigo. Para os novatos e interessados em comungar a sagrada bebida acredito que esclarece muita coisa. Bebi a sagrada bebida Ahyauasca por 8 anos, realmente graças a ela tive a oportunidade de encontrar respostas para muitas coisas na minha vida. Mas uma coisa que posso afirmar que ela é uma ferramenta sagrada que traz ensinamentos valiosos no aqui e agora para aquele que realmente estiver aberto para isso. Outra coisa importante é ter muito cuidado onde e com quem utilizar a sagrada bebida, procurar instituições sérias e com responsabilidade para realizar trabalhos seguros. Infelizmente vejo muitas formas incorretas na utilização que deturpam o real sentido da utilização dessa ferramenta sagrada para expansão da consciência. Um abraço, namastê!

  • Lidia

    Excelente texto ! Muito verdadeiro . gratidão

  • Clarice Tarrago

    Oi Maicon….tive vivências muito fortes com a Ayahuasca e possivelmente a espiritualidade estava na torcida.Eu tinha preconceito com ela,pois as pessoas que usavam ela,tambem usavam a velha santa Maria depois…bom…depois de minha primeira vêz,minha opinião foi:Ela é muito poderosa para ser usada da forma como usam…mas com o tempo,percebi que nem todos tem uma experiência tão forte como as que tive.Ah,só um detalhe,o lance de afrodisiaco….hummmm,percebi que o pessoal que usa,fica com uma energia tipo hermafrodita….um abraço

  • Ariovaldo Chamorro Filho

    Libertei-me das drogas com a Ayahuasca, desde então toda minha vida mudou para o melhor o sagrado se faz presente em minha vida.

  • Leonardo Guimarães

    Tenho muita vontade em participar dessa experiência e ultimamente sinto que estou sendo convocado para isso, mas tenho um certo receio.

  • Olá Maicon, ótimo artigo, eu gostaria de te pedir uma ajuda! Você me indicaria algum grupo em Minas Gerais que utiliza rituais com o uso da ayahuasca? Gostaria muito de participar! Abraços

  • Andrea

    Para mim foi um experiência libertadora. Meu ser foi invadido com tamanha gratidão e amor incomensurável. E um mergulho profundo dentro de si mesmo, mas é necessário se sentir liberto do medo para que esse mergulho te leve a sua divindade interior.

  • Volnylson Almeida de Castro

    BEBI O CHÁ POR 7 ANOS Na Sociedade Panteista Panhuasca PaudalhoPE pertode Recife.
    Acredito que a Ayahuasca compõe o que chamo de Universo psicoativo d a Jurema(entendendo a Jurema equanto o TODO VIVO DO PLANETA< A Força dos Elementos) , assim como o Tabaco, A Cannabis,o próprio Alcool fermentado ou destilado ……e outros as …

  • Lívia Siegl

    Sei o quanto nada é por acaso, e sou muito grata pela conexão que me sintonizou à você, à um artigo tão sucinto, contagiante e esclarecedor quanto o seu. Há tempos minha busca incessante pelo autoconhecimento e ampliação de consciência tem me feito o chamado mais forte para experimentar, após essa leitura, sei que chegou o momento. Tem locais de sua confiança para me indicar? Saberia me dizer valores?

    Parabéns! Pela sua sensibilidade e o potencial de tocar minha alma com palavras! Gratidão! ☺️🙏🏻🌺

  • Lindomar Paradello

    Gratidão por compartilhar seu conhecimento conosco. Magnífico trabalho, parabéns. Já estudei e pesquisei bastante sobre este chá e é realmente incrível os resultados que ele proporciona segundo relatos. É muito interessante o tema que você abordou. Mais uma vez Gratidão. Paz e Luz… Namastê…

  • Moisés Emanuel

    Interessante. Há algum tempo, venho notado o “exame consciencial” possibilitado pelo uso de psicodélicos. Penso que a psicodelia é uma ciência do Espírito, pois os elevados estados de consciência que ela nos permite , e p nós ocidentais cuja cultura é muito materialista, é uma abertura ao mundo da alma, do ser e da consciência de sua própria existência. Todavia, nem todo mundo consegue se tornar conscientes dessas verdades psicodélicas, por isso ressalto q se for fazer o uso de substâncias psicodélicas, estudem-a, converse cm profissionais e faça a session em um lugar agradável.

  • Raphael Crespo

    Poderia pelo menos corrigir os erros de português.

  • Andre Moraes

    Em Brusque, Espaço Sentir, HIPNOTERAPEUTA Aleks Kallon., faz a vivencia com ayahuasca, aprox. cada dois meses. Cel. 9 9183.8662.

  • Sonia Morais

    Claro e conciso. Parabéns e gratidão pela partilha. Efetivamente está na hora de regressarmos às nossas origens, entrarmos novamente em comunhão com a nossa mãe natureza e voltarmos para o caminho do bem, do respeito, da união.

  • Theresa Jaynna

    Muito bom o artigo. Só vou discordar da afirmação do professor da Universidade de Jerusalém sobre antropólogos que escrevem sem terem experienciado, na verdade, no Brasil, existe uma categoria de antropólogos ayahuasqueiros, segundo a antropóloga e ayahuasqueira Bia Labate. Nossa maior técnica e ou método de pesquisa é a observação participante, e, embora tenha sim antropólogos que escrevem sobre o tema sem ter o conhecimento empírico, sem terem tomado o cha, o número de pesquisadores simpatizantes e até praticantes de religiões ayahuasqueiras é bem mais expressivo hj.

  • Adriano S. Cerqueira

    https://uploads.disquscdn.com/images/86ff4ed21338c911e1c587bb15a980bc8be684b60e46424d35e7102b02ba9f31.jpg

    Parabéns pela matéria altamente sucinta e concisa, também pareceu-me astutamente neutra, parabéns!

  • Boa tarde, Liliane. Creio que seja fácil encontrar alguma instituição em sua região, basta pesquisar da seguinte forma no Google: “Trabalhos com Ayahuasca Santo Daime em #SuaRegião”.

    Espero que encontre, forte abraço e até mais! 😉

  • Muito lindo o seu depoimento, André. Muito obrigado por compartilhá-lo conosco. 😊

    Forte abraço e muito força em sua caminhada! ;p

  • Alan Silva

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo artigo!
    Estou em um momento de busca interior muito forte, de questionamentos e de exercícios de reflexão, e venho descobrindo e pesquisando sobre minha origem, tenho muito orgulho de minha origem indígena e sua vasta cultura, o envolvimento com a natureza e a gratidão.
    Venho pesquisado mais sobre a Ayahuasca, e sinto-me cada vez mais encorajado, uma forte predisposição aliada com a vontade de tomá-la, estou cuidando do psicológico e emocional, pois tenho plena certeza de que, será libertador e transgressor, ademais pelo que venho vivenciando nos últimos meses, as mudanças internas, etc…
    Creio que, A era de Aquário tem um propósito real e que, faz todo sentido quanto ao rumo da humanidade no interesse pelo autoconhecimento, e este artigo demonstra claramente as mudanças no comportamento humano nestes aspectos, e apesar de termos muito o que percorrer no caminho da evolução, fico extremamente feliz em perceber que “falamos a mesma língua”, e no quão sentido isso tudo faz e tem feito, particularmente. Gratidão!

  • André Arruda de Guiné

    Ontem mesmo eu tive uma experiência com a Ayahuasca em um ritual xamânico que aconteceu aqui na minha cidade. Eu tive contato muito forte com dois dos meus animais de poder, o leão e a águia. Me transmutei no leão, senti ele em mim, me protegendo, me dando força, eu me comportei exatamente como um leão. Eu experimentei o saber da grama, cheirava o chão, até dei algumas lambidas. Fazendo isso, podia sentir parte da essência daquilo. Conversei com mariposas, com vacas, com pererecas… Eu os tinha como membros da minha grande família, e tudo era um. Quando não estava na pele do leão, eu voava. Podia observar tudo de cima. Também sentia uma grande apatia por quem estava no local. Eu queria beijar quase todo mundo, abençoar seus pés, seu caminho. A experiência foi muito intensa, isso com uma dose apenas do chá. Tiveram momentos que confrontado comigo mesmo, eu chorava, me sentia muito culpado por julgar as pessoas e até por carregar rancor de algumas, ali eu entendi que nem o mais sábio pode ver o quadro todo. Pensei até em desistir de lutar pela vida e quando isso aconteceu, eu lembrei das pessoas por quem tenho apresso. Lembrei do como seria tão bom ter outro momento com elas. A vida segue! Ahow

  • Liliane Santos

    Boa tarde!!
    Eu me interesso muito sobre o assunto. Nunca frenquentei nenhuma reunião, nem sei se na minha cidade tem. Existe um canal para saber onde rola, (cidade) e quem organiza?

  • Obrigado por deixar sua experiência conosco, Andre.

    Infelizmente não conhece nada para recomendar aí em sua cidade, mas sugiro que pesquisa algo no Santo Google, quem sabe você acha algo legal.

    Forte abraço e até a próxima!

  • <3 ;p

  • André, primeiramente: muito obrigado pela contribuição com seu comentário.

    Olha, realmente a sua visão tem sentido. Eu mesmo não havia parado para pensar e analisar tais pontos, contudo, sua crítica foi muito construtiva. Com toda certeza, meus próximos artigos serão revisados com mais carinho.

    Forte abraço e fique em paz, meu amigo! 😉

  • André Luis Karpinski

    Bom, já que você pediu… olha, eu sou ayahuasquero há anos e tenho o maior respeito e admiração por essa bebida sacramental, mas querer falar que Moisés consagrou Ayahuasca é forçar a barra, qualquer um de bom senso sabe que essas plantas não existem na região onde ele viveu e que não havia nenhuma rota conhecida possível para que a bebida chegasse até lá. Ademais, a proposta do professor israelense é que existem plantas análogas, contendo DMT e anti-IMAO que podem ter sido utilizadas, e diga-se de passagem as proposições deles são quase infantis, visto ele apenas afirmar isso comparando sua experiência com a experiência de Moisés, na minha percepção o intuito dele foi se promover causando polêmica. Então, duas coisas que me desagradam, primeiro é querer forçar a barra dizendo que Moisés pode ter consagrado a Ayahuasca, o que é uma impossibilidade, além de não ter sido isso que o autor supôs, e segundo, o fato dessa afirmação ser extremamente ofensiva ao judaísmo, e qualquer um que tenha um conhecimento sério do judaísmo me entende. Enfim, não vejo sentido em divulgar isso, principalmente de forma polêmica, primeiro porque é desinformação, segundo porque é ofensivo a uma crença. Ah, e uma outra coisa, essa afirmativa de que antropólogos normalmente só escrevem sem fazer o uso da planta é mentira, a maioria – eu diria quase todos – fazem uso sim, e por longo período – recomendo os livros “O Uso Ritual da Ayahausca”, “O Uso Ritual das Plantas de Poder”, “Guiado pela Lua”, “A Reinvenção do Uso da Ayahuasca Nos Centros Urbanos” e “A Reinvenção do Uso da Ayahuasca Nos Centros Urbanos” e “Religiões Ayahuasqueiras – Um Balanço Bibliográfico” para quem se interessar em estudos sérios sobre a temática que são principalmente de fontes antropológicas, mas não apenas. A respeito do resto do artigo, acho que seria legal você citar a origem da palavra Ayahausca em quéchua que quer dizer algo como “cipó das almas” ou “liama dos espíritos”, do mais, parabéns pelo trabalho.

  • Moacir

    Muita luz!!!

  • Andre Luis

    Ótimo material,belo trabalho!
    Ja estudei muito sobre o Vegetal,sei quase tudo que se deve saber sobre a historia,efeitos,contra-indicaçoes,consagro cogumelos de vez em quando,gosto da trip ,aprendi muito com eles mas sinto que é hora de ir mais alem na questao espiritualidade;o problema é que na minha cidade nao conheço ninguem que Faz o cha e nem em cidades vizinhas,ja vi na internet o cha em litro pra comprar mas como se trata de uma medicina mt poderosa nao queria que minha primeira vez fosse assim tao comercial ,e se eu comprasse tomaria sozinho pq do meu circulo de amigos eu sou o unico que conhece e entende o mundo dos enteogenos(me chamam de louco inclusive)
    Se alguem conhecer em Blumenau SC algum templo ou alguem que faća o cha agradeço muito!
    _/_

  • Muito obrigado por deixar seu comentário, Samantha.

    Abraços e beijos de luz!

  • Samantha Calicchio

    Olá Maicon! Gostei muito da matéria. Sempre estive em uma busca espiritual de algo que não sei o que é e nunca encontrei satisfação nos lugares que freqüentei. Ainda não tive minha experiência , mas sinto no meu íntimo que é isso que devo fazer. Vou procurar um lugar para ir com meu filho ! Obrigada pelos esclarecimentos.
    Paz !
    Samantha Dylan Calicchio

  • Muito interessante sua experiência, Silvia. Obrigado por compartilhar conosco.

    Forte abraço!

  • Olá, Guilherme. Obrigado pelo comentário.

    Sim, você pode participar, contudo precisar estar acompanhado de um responsável legal ou de uma autorização impressa.

    Forte abraço!

  • SILVIA

    EU TOMEI O CHÁ, ESTAVA SENTADA DE OLHOS FECHADOS, DE REPENTE SENTI COMO UMA PICADA DE INJEÇÃO NO MEU BRAÇO, ABRI MEUS OLHOS ASSUSTADA, TIVE VISÃO DA MINHA FILHA AO MEU LADO, UMA DOR TERRÍVEL DE CABEÇA QUE ESTAVA SENTINDO A VÁRIOS DIAS DESAPARECEU. EU ACREDITO NO PODER DA CURA TAMBÉM. QUERO CONTINUAR.

  • Guilherme

    Oi Maicon, eu gostaria de saber se posso tomar o chá, sendo menor, tenho 16 anos. Caso eu não possa, moro em uma cidade no interior, perto de florestas. Será que se eu procurar encontro algo la, ou só em lugares específicos mesmo ?

  • Fico feliz que tenha gostado do material, Paula.

    Sugiro que entre em contato comigo pelo WhatsApp, pois estou marcando com um rapaz daqui do forum para iremos juntos. Será um prazer iremos todos juntos!

    ​(11) 95390-6819

  • Paula Pereira

    Material interessante. Gostaria de saber se voce ja participou de algum ritual com o grupo servidores da Luz em São Paulo. Vi que vc mencionou nos seus comentarios, sera a primeira que Ira ou ja foi outrasvezes com eles? Caso seja a primeira vez, como soube a respeito do servidores da Luz? Estou perguntando, pois Tenho interesse em participar do proximo ceremonial e quero me certificar qnto a seriedade do grupo.

  • Obrigado pelo comentário, Arya. Fico feliz que tenha gostado.

    Olha, infelizmente a respeito da sua dúvida, não poderei ajudá-la.

    Estou indo morar no México e também gostaria de saber mais…

    Forte abraço e fique em paz!

  • Rafael Da Silva Carlos

    Maicon, bom dia.

    muito obrigado, infos completas.

    Estou olhando o site e já adicionou o Alex no Whats, irie conversar com ele.

    O seu grupo participará no dia 5 ou 26?

    Se puder me procurar no what´s, agradeço.

    (11) 95429-3973

    Abraços.

  • Rafael Da Silva Carlos

    Gilson, muito obrigado pelo retorno. O local é o mesmo indicado pelo Maicon acredito eu, correto ?

  • Arya Gamer 108

    parabens pelo texto… muito bacana tambem o link sobre o uso na penutenciaria.. simplesmente fantastico.. Frequentei o CEFLURIS, hoje moro nos eua e sinto muita falta da santa medicina tomar, voce saberia me informar se e possivel ser enviado para ca para um uso caseiro e familiar apenas, como funciona a lei americana em relacao ao Daime? voce tem alguma informacao a respeito
    muito obrigado

  • Oi, Gilson. Obrigado pelo comentário!

    Acredito que a ferramenta funciona como um portal para nosso subconsciente em busca de consciência. Contudo, cada um desfruta e utiliza os rituais da maneira que lhe convém.

    Hoje em dia, as práticas ritualísticas com uso do ‘daime’ cresceram muito, a ponto de ser adotada por dezenas de comunidades religiosas pelo mundo a fora. Por isso, acho que cada um conduz o seu trabalho da maneira que mais lhe faz bem.

    Não quero julgar sua opinião, mas acho que deveríamos respeitar as condutas dos irmãos, pois nenhum ser humano é igual, e cada um sente o seu “Deus” de maneira distinta.

    Forte abraços de luz e fique em paz! <3

  • Gilson Costa

    Posso te passar o contato do pessoal aqui no metrô carrão já fui e é muito bom. Também tomo em São Tomé das letras

  • Gilson Costa

    Adoro a ayuaska porém não gosto quando nos rituais se cultuam Santos imagens personagens hindus prefiro ouvir as minhas músicas que me fazem elevar a frequência e não a que elew cantam por isso vou começar a tomar em casa.

  • Legal, Rafael.

    Eu e um grupo de amigos iremos participar o próximo ritual no Instituto Servidores da Luz que fica na Rua Senador Henrique Novaes, 163 – Jd. Caguassu – São Paulo – SP.

    Nete: 11 97959-3558
    Alex: 11 94024-3676
    contato@isdl.com.br
    Site: http://isdl.com.br

  • Rafael Da Silva Carlos

    Maicon, bom dia.

    sou totalmente leigo no assunto. o pouco que sei é sobre relatos de quem tomou o chá. Eu tenho curiosidade á respeito e tenho muito interesse em tomar, mas não sei nem por onde começar e o local que devo ir. Moro em São Paulo, na Zona norte. você saberia me orientar?

    agradeço desde já.

  • Obrigado por deixar seu relato, Gislaine. Fico muito feliz que o conteúdo tenha sido relevante para você.

    Forte abraço e beijos de luz.

  • GISLAINE SATURNINO

    Muito boa matéria! Estou fazendo parte dos rituais Daimistas há um mês, tudo que eu sempre preguei como “Deus não está nas Igrejas nem nos Céus, Ele está vivo dentro de você, tudo depende de você olhar pra dentro e trazer o melhor que tem pra fora”… pregava sem ter passado por essa experiência, hoje posso afirmar isso por estar vivendo isso… uma amiga que esta participando comigo quando alcançou o “seu eu interior”, ela olhou pra mim após terminar a reunião e disse: “Como cabe tudo isso de tão maravilhoso nesta casca tão frágil (corpo físico), é ver de forma panorâmica seu próprio espírito que é refletido imagem e semelhança de Deus!

  • Mario, como dita no texto, a questão é apenas uma “teoria”, a qual foi estudada e pré estabelecida por um professor de Psicologia Cognitiva. Meu papel aqui não é confirmar nada, mas sim retratar fatos já relatados. Espero que compreenda.

    Obrigado pelo comentário e um forte abraço!

  • Alessandra, não é visão ou muito menos premonição. Isso é a planta agindo no seu inconsciente, lhe mostrando a melhor decisão a ser tomada.

    Obrigado pelo comentário e espero que encontre uma melhor solução para seu suposto paradigma.

    Forte abraço!

  • Mario Nascimento

    Olà amigo. A questão de moisés tomando ayhuascar carece de evidencias mínimas.

  • Alessandra

    Olá Maycon e a todos que tomam ayahuasca. Gostaria de saber a respeito de visões futuras. Elas realmente existem? Da última vez que tomei, vi claramente, por várias vezes, eu retomando um relacionamento afetivo que eu havia tido. Eu ficava lutando contra isso, dizendo que era coisa da minha cabeça, e as vozes dizendo que não, que realmente ficaríamos juntos em breve. Vocês acham que pode ser verdade?

  • Muito obrigado pelo seu comentário, Tallyson.

    Um abraço!

  • Obrigado pelo feedback, Rita.

    Um abraço!

  • Obrigado pelo seu comentário, Sandra. Espero que seja tudo muito iluminado a cada trabalho que venha fazer.

    Forte abraço no seu coração!

  • Sandra Oliveira

    Gostei muito do artigo, muito esclarecedor, ja estou tomando a medicia a alguns meses e so o que posso dizer e que: a cada experiencia com a Madre, eu consigo enxergar a mim e ao mundo de uma forma mais clara, mais verdadeira, ela nos traz uma consciencia real do que somos, do que podemos fazer de melhor para nos e para todos os outros irmaos. Nao e magica, ela nos coloca em contato com nosso eu, isso muitas vezes e assustador, mas efetivamente transformador, Logo que comecei a tomar, li que a medicina e para todos, mas todos nao sao para medicina, isso e muito real, pois realmente temos que estar abertos de corpo e alma para essa experiencia.GRATIDAO

  • Rita Oliveira

    Muito bom!

  • TALLYSON VINICIUS

    Esclarecedor ! Parabéns !!

  • Que bom que gostou, Ricardo.

    Respondendo à sua pergunta: NÃO.

    A mescalina é uma DROGA alucinógena natural extraída do “peiote”, enquanto o chá de AYAHUASCA não é classificado como entorpecente, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.

    Forte abraço!

  • Boa tarde, Lidianne.

    Fico muito feliz em saber que você gostou do meu artigo, contudo, sinto em informar que o título foi desenvolvido intencionalmente, assim chamando atenção e atraindo mais leitores interessados pelo assunto.

    No entanto, o SENSACIONALISMO sempre existirá. Acredito que não tem mal algum usar um recurso de marketing o qual potencializa a viralização, desde que seja usado para o bem (como no caso deste conteúdo).

    Entretanto, usei a estratégia para mostrar às pessoas que o poder da natureza é realmente atraente, e desejo que todas as pessoas que não estão doentes espiritualmente, sintam vontade de experienciar algo tão divido.

    Espero que tenha compreendido meu ponto de vista, pois meu papel aqui não é fazer mal e muito menos enganar, mas sim realçar a qualidade do conteúdo através de um título chamativo e matador.

    Não escrevo para redações de notícias, sou um escritor autônomo, estudante de Psicologia Cognitiva e apaixonado pelo poder de visibilidade gerado pelas estratégias de Inbound Marketing.

    Forte abraço e um beijo no seu coração!

  • Ricardo

    Gostei muito do artigo. Tenho uma pergunta para si. Ayahusca é o mesmo que mescalina??

  • Ledianne Bueno

    Muito bom o artigo, de verdade. Mas acho que poderia modificar o título. A forma como está no link fica parecendo muito sensacionalista.

  • Obrigado por contribuir deixando seu comentário em nosso trabalho, Kell.

    Essa é a intenção do ser humano, melhorar a cada dia como pessoa.

    Namastê!

  • Kell

    Muito bom artigo!!!

    Minha vida mudou após conhecer ayahuasca!!!
    Todos que querem mudar, ser uma pessoa melhor, para si próprio em primeiro lugar… E para o próximo, deveriam conhecer, estudar e frequentar fraternidades para a evolução espiritual.

    Não sou frequentadora, vou em trabalhos numa média de 1, 2 vezes ao ano, a 8 anos.
    Gostaria muito de poder frequentar mais vezes, pois a cada vez que vou, volto outra pessoa.
    Parece que com uma evolução espiritual e um aprendizado inigualável.
    Paz, amor e muita luz a todos ; )

  • Obrigado pelo feedback, Betão. Essa era justamente a minha intenção.

    Grande abraço!

  • Obrigado pelo comentário, Flávio. Fico muito feliz em saber que o texto agradou você.

    Forte abraço!

  • Nalva Santos

    né? passamos a ver de fato. antes uma cegueira habitava em nós. eu vivia aprisionada a uma mentira. “Mas conhecereis a verdade e ela vos libertará”.

  • Sim, concordo com você, Dai.

    Se tomos se permitisse, o mundo seria muito mais iluminado.

    Obrigado pelo comentário.

  • Obrigado pelo comentário, Betão.

  • Dai Vasconcelos

    Todos deveriam se dar a chance de tomar a Ayahuasca. É realmente transformador. 🙂

  • Betão Almeida Prado

    Realmente, o mundo de ilusão se vai de uma vez por todas. Aconteceu comigo. Graças a Deus.

  • Betão Almeida Prado

    Muito boa a matéria. Descreveu de uma forma que pode ser facilmente compreendida. Parabéns e viva o Santo Daime.

  • Flávio paulino dias foljo

    Ótimo. Parabéns pelas formas que descreveu toda uma experiência, cujo qual, sofre uma descriminação fora do normal.

  • Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco, Nalva.

    Forte abraço e muita luz!

  • Primeiramente, gostaria de deixar meu honesto agradecimento.

    Fico muito feliz que o conteúdo tenha sido relevante para você. Continue em sua jornada rumo a consciência!

    Forte abraço e muita luz e seu coração.

  • Nalva Santos

    Recebi a oportunidade de participar dessa vivencia espiritual em dezembro de 2015, eu estava passando por um divórcio, mudanças bruscas em minha vida, estava deprimida e no fundo do posso, estava em uma fase tão crítica daquelas onde se fica horas pensando numa forma de se livrar da própria vida, mas quando você pede socorro o universo trás a colaboração que você precisa. Então um amigo me enviou um material de estudo eu passava dia e noite lendo esse material, até que uma mudança de consciência aconteceu em mim. Quando tomei a Ayahuasca essa consciência só se expandiu ainda mais, cada vez é um aprendizado, onde vemos que somos muito mais do que pensavamos, passamos a ver a centelha divina que existe em cada um. Enchergamos o real sentido da vida, e todas as respostas para a existência são encontradas. Passamos a ver o que realmente importa, e deixamos todas as ilusões de lado. Isso é um pouco do que vivencio. Eu nasci de novo.

  • Fernando, estou muito feliz por saber que o uso da planta mudou sua vida e, mais ainda sabendo que meu artigo foi relevante para você.

    Sobre a receita do café, recomendo que pesquise um pouco sobre os benefícios de cada ingrediente (café, manteiga e óleo de coco).

    Baixe grátis o passo a passo para você preparar o Café High Stakes e aumentar sua energia de forma surreal pela parte da manhã: http://www.gabrielgoffi.com/cafehs/

    O que você vai encontrar nesse PDF?

    – origem do Café High Stakes;
    – passo a passo para fazer o Café High Stakes;
    – equipamentos e ingredientes para você criar o melhor Café High Stakes

    Quem escreveu o eBook?

    Gabriel Goffi, especialista em hackear todas as áreas da vida. Acredita que
    através da ciência da Alta Performance toda uma geração de pessoas pode
    ser transformada e impulsionada a alcançar resultados inimagináveis.

    Esperto ter ajudado, forte abraço!

  • FERNANDO DE SOUZA Molla

    Mto bom o artigo maicon parabéns!! Faço uso de ayahuasca na irmandade natureza divina a 4 anos. Mudou e vem mudando mto minha vida e minha consciência. Sou eternamente grato pela existência de cada gota que bebi até hj desse chá. Eu gostaria de saber mais sobre esse café high, o que ele promove em termos de clareza mental, busco mto isso tb. E como prepara-lo? Gratidão e que a luz e a força sempre os acompanhe

  • Obrigado pela sua participação. Alencar.

    Forte abraço!

  • Alencar

    Gratidão, irmão!

  • Exatamente, Karina, trata-se de uma bebida sagrada e completamente divina, posso assegurar. Pode ser assustador para determinadas pessoas, contudo ao fim do trabalho a transformação é alarmante.

    Essa foto foi tirada no ritual de Umbanda Consciente que participei, no fim de semana retrasado em Itapecerica da Serra – interior de São Paulo:

  • Concordo plenamente com tudo que comentou, Carlos.

    É exatamente isso, algumas experiências chegam a ser impossíveis de se explicar com palavras ou algum tipo de gesticulação.

    No último final de semana participei de um trabalho em uma instituição em Itapecerica. Foi uma experiência super impactante. Nunca havia presenciado nenhum ritual de umbanda, e sempre tive muito medo de portais espirituais.

    Contudo, tive uma descoberta completamente transcendental, com os efeitos visuais muito intenso, sentimento de presença de seres participando do ritual entre nós.

    Não sei se você consegue imaginar exatamente como era a situação, mas posso assegurar que foi uma experiência intensa, pavorosa e indescritível.

  • Olá, Francisco. Infelizmente não conheço nenhuma instituição em sua região. Mas caso tenha interesse em vir até São Paulo posso indicar vários.

    Forte abraço e obrigado pelo comentário”

  • Camila Gomes Fernandes

    Sim tens razao e por este motivo mesmo de incapacidade minha de mudar nao vou mais infelizmente

  • Carlos Eduardo

    Olá Maicon!

    Parabéns pela iniciativa de publicar esse artigo sobre um tema tão polêmico ainda nos dias de hoje e de forma imparcial.
    Espero que minha contribuição possa até de certa forma elucidar alguns questionamentos do comentário de nossa amiga Rosana.
    Minha primeira experiência com a ayahuasca foi caseira, pesquisei bastante e decidi tentar fazer o chá por conta própria (afinal se as propriedades estão dentro da planta, que segredo tem em se fazer um chá, pensei comigo mesmo). Não sei se fui bem sucedido na preparação, pois a experiência foi frustante, mas quando decidi tomar pela segunda vez, desta vez em um local de vivência, percebi que o chá que tinha feito, aparentemente ficou bem parecido com o do núcleo e novamente não senti nenhum efeito, passados 80min de ingestão, foi então que depois de algumas sábias palavras do irmão que conduzia o culto, conseguir me entregar verdadeiramente e após fazer a repetição da dose, pude perceber e sentir o segredo que ela carrega logo na ingestão. Aí foi só deixar o som do ritual te conduzir ao caminho da luz. E a experiência que tive? Bom, bebi o chá por mais 2 rituais e acho que difícilmente terei a mesma experiência real tal qual foi a primeira, não tive nenhuma miração, visão, alucinação ou até mesmo visão psicodélica como algumas matérias científicas dizem, apenas a expansão da consciência, que já algo gratificante. Mas naquela primeira experiência, senti uma PAZ , um AMOR(incondicional) e uma energia tão grande, que perdurou por uns 6 dias….que não tem como a pessoa negar que não mudou nada na vida dela. Após o término do ritual, me senti como se tivesse voltando de uma viagem, que dinheiro nenhum na terra pode pagar. E quando acaba o efeito retornamos ao estado da mente e ao mundo ao qual estamos sujeitos à todo tipo de vício, hábitos e crenças limitantes. Mas com uma consciência desperta de que você sabe em que acreditar e o que é certo ou errado na vida.

    Quanto às possibilidades de fumo e homeopatia que a amiga mencionou, acho difícil “cientilizar” algo divino, e pelo que percebi muitas experiências são difícil de se explicar a nível de mente mesmo, só vivenciando pra sentir.

    Grato!

  • Francisco Mendonça

    Estou interessadíssimo em participar de uma experiência assim, porém não conheço nehuma casa e supervisor/dirigente sério aqui na cidade de Santos (Baixada Santista) – SP onde eu possa confiar e por isso pergunto existem lugares e/ou pessoas sérias que vocês possam indicar aqui na minha região??? Desde já agradeço toda e qualquer informação e pelos esclarecimentos que a matéria foi capaz de elucidar.

  • Camila, o trabalho não é milagroso. Ou seja, ele apenas lhe mostra o caminho que deve ser seguido, e não a conduz. Entende? Sendo assim, vai de cada um, com seu nível de poder de ação perante as verdades impostas pela sagrada ayahuasca.

    Obrigado pelo seu comentário!

  • Camila Gomes Fernandes

    Gratidao e realmente transformador pra quem quer realmente , eu infelizmente nao consigui me libertar do que me atrapalha de verdade enfim mas amo as musicas sinto muitas emocoes e tenho muitas verdades em mim quendo vou ao ritual inclusive curas gratidao Camila Gomes Fernandes

  • Lindo comentário, Vanessa.

    Muito obrigado por participar!

  • Legal que tenha concordado com as informações, Renato.

    Obrigado pelo seu comentário!

  • Sim, Rosana. Realmente não tem nada de novo no artigo, fiz apenas um compilado de todas as informações disponíveis sobre o termo. Fico triste por saber que o texto não superou suas expectativas, mas ao mesmo tempo fico grato porque praticamente 95% dos comentários relatam o contrário.

    Meu foco em desenvolver este conteúdo é reunir informações relevantes sobre a ayahuasca e sua filosofia, as quais não são transmitidas nas mídia aberta. Mas todos os tópicos que você citou são assuntos interessantíssimos para serem explorados no decorrer das experiências.

    De qualquer forma, muito obrigado pelo seu feedback! Abraço!

  • Exatamente, Danrine. No dia de hoje é muito difícil disseminar esse tipo de conteúdo através das mídias comerciais ou bem repercutidas. Porém, ainda acredito muito na força do potencial digital, nos permitindo alcançar o mundo inteiro, apenas através de um único post em um suposto blog.

    Nós temos o poder nas mãos!

    Obrigado elo comentário, Danrine.

  • Sim, Angela. Realmente é muito divino.

    Obrigado por deixar seu comentário!

  • Ótimo comentário, Cibele.

    Obrigado por deixar sua marca em nosso conteúdo. Forte abraço!

  • Vanessa

    Gratidão Irmão, faço o uso do chá há um ano, e concordo com você, pois minha vida mudou completamente dês da primeira vez que fiz o uso, um verdadeiro renascimento, sou muito grata a está fonte de luz e cura.

  • RENATO MOREIRA

    Faço uso do chá, e concordo com o que foi exposto no texto. Tenho tido experiências transformadoras e acredito no poder de cura que o chá, a fé e um ritual bem preparado dentro das tradições pode proporcionar.

  • Karina Lamin

    Excelente texto!!! Para muitas culturas, a ayahuasca é uma bebida sagrada, que foi profanada por seres humanos que não entendem sua verdadeira essência.
    Nunca tomei, mas sempre respeitei e um dia quem sabe, terei a oportunidade de sentir os benefícios dela.
    Aqui vejo o sagrado sendo tratado como sagrado.
    Abraço e muito axé!

  • Rosana Borges Santos

    Maicon, não li nada de novo. E tudo o que eu já li a respeito sobre o chá, é subjetivo. Não satisfaz minha curiosidade. E a forma como as pessoas expõe suas experiências, parece mais com um despacho. Falta do diálogo, troca de valores.
    E como toda religião, só não fica a desejar pq o templo é o próprio corpo. E como companheiros se tem a propria alma e os amigos invisíveis.
    Gostaria de ver publicado assuntos como: valores cobrado, a forma como essas plantas são exploradas e exportada, as musicas cantadas no rituais, experiencia sem o uso do rapé, a ayahuasca em forma de fumo e tb em forma homeopatica… Essas e entre outras ainda não imaginativa, seria um assunto novo pra mim.

  • Danrine Celta Vieira

    Olá gostaria de parabenizar por esse preciso estudo, um artigo que muitos deveriam ler e tombar um pouco do ego preconceituoso, esse chá vem sendo nos últimos tempos visto de maneira destorcida, errada e também prejudicial, eu mesma trabalho com esse sagrado em nosso clã para a evolução dos médiuns que fazem parte do nosso grupo …..Já cheguei a tomar semanalmente em nossos trabalhos e a cada vez uma nova experiência e um novo aprendizado, fora os resultados com os demais que a cada dia vem sendo de grande alegria para cada um, tomar o chá e vivenciar o que possuímos dentro de nosso interior sendo bom ou ruim é a oportunidade de temos de nos conhecer por dentro atingindo nossas almas de forma mágica e incrivelmente produtiva …Agradeço a sua sabedoria por compartilhar conosco sua visão e estudo, quem sabe assim as pessoas percam o medo e o preconceito quando citarmos o nome Ayhuasca e procurem antes de julgar a escolha do próximo respeitando a caminhada de cada um…..gratidão nota 10 maravilhoso indicarei aos meus e compartilharei desse estudo magnifico ….paz e luz shaná #amoraoayhuascacurandeira#

    Ayhuasca não mata e sim cura a alma e a consciência

  • Angela

    O que posso dizer da minha experiência com o Vegetal é que é DIVINO e SAGRADO! Gratidão!

  • Cibele Torquato

    Já tive a oportunidade de experimentar a Ayahuaska, e é realmente maravilhoso. Como dito no vídeo acima, não tem como nos escondermos do chá, que na verdade interpreto que através do chá, não tem como nos escondermos de nós mesmos, porque o oculto, que tentamos esconder de nós mesmos vem para a luz. Através de uma das experiências, aprendi o quanto o ego é importante e maravilhoso, desde que usado de forma correta, isso é, um elo de ligação entre o mundo físico e espiritual. Um administrador dos dois mundos. Com base nisso, aprendi a respeitar a inteligência física de meu corpo, que trabalha sem o ego, e aproveitar as maravilhas do mundo espiritual que muitas vezes ele interpreta como fantasias. A Ayahuaska sempre me proporciona uma sabedoria celestial, de principal importância. É o vinho das almas…

  • Meg Cotrim

    Tive três experiencias com o chá, que foram doídas (física e emocionalmente), mas transformadoras. Pena que as pessoas desinformadas deturpem o significado do chá.Estou na busca do autoconhecimento, vou aos poucos, mas vou seguir nesse caminho.

  • Beto Guedes

    Eu é que agradeço. Forte abraço
    Em 10/05/2016 08:20, “Disqus” escreveu:

  • Fico feliz que tenha curtido o artigo, Mirely. Muito obrigado pelo seu comentário.

    Grande abraço!

  • Obrigado pelo comentário, Amanda. Sobre a “teoria” de Moisés, é apenas uma teoria. Não existem comprovações, as informações que reuni são de uma entrevista feita pela BBC.

    Forte abraço!

  • Obrigado pelo seu feedback, Thaynã.

    Grande abraço!

  • Mirely Jacob

    Nossa fiquei muito feliz de ler esse artigo!
    Um dos poucos que falam a verdade sobre o chá!
    Eu frequento o Santo Daime e dói no coração quando vejo alguém que não conhece, falar coisas sem sentido à respeito!
    Com ctz é um presente divino ter a oportunidade de consagrar essa bebida sagrada, que só traz benefícios!
    Mudei radicalmente a minha vida e sou muito grata por tudo isso!
    Gratidão!

  • Amanda Regina

    Ótimo artigo mas eu penso que faltou mais dados ao que se refere à certeza de wue Moisés tenha feito uso da ayauasca ou qualquer outro enteógeno. Ficou meio vago. Mas eu amei esse artigo, gratidão! !!

  • Thaynã G. Caetano

    Gostei muito do artigo. De forma geral é bem direto e objetivo. Imparcial também, o que acho muito relevante ao expor esses temas. Como sugestão, seria legal algumas referencias…particularmente gosto de ler sobre pesquisas cientificas, mas como um todo me refiro a trabalhos mais densos sobre. Livros ou algo assim. Para estender a leitura mesmo. Novamente, ótimo artigo. Gratidão!

  • Exatamente isso, Ana.

    Muito obrigado pela sua participação, querida. Forte abraço!

  • Fico muito feliz que você tenha gostado do conteúdo. Sempre que tomo é um nível de transformação, cada vez volto mais consciente e determinado e mudar!

    Obrigado pelo comentário e um forte abraço, Maria.

  • Ana Maria De Gino

    Comecei a experiência ja com 60 anos. Transformou minha vida. No momento estou trabalhando meu interior muitos sentimentos foram aflorados. Participei 7 vezes em um ano. A ultima vez foi em março 2016. Tudo tem que ser trabalhado dentro. E muito bom amadurecer de dentro pra fora. O autoconhecimento é doloroso. Nos achamos anjos e descobrimos que não somos. Honrar nossa luz e nossa sombra. Doi , mas sair inteiro e se sentir VERDADEIRA essa é a maior recompensa. Estou terminando primeiro essa lapidação inicial para ir a um novo ritual. O ego e que nos faz sentir medo e é o medo, meu próximo propósito a vencer. Aho ao Jardim de Deus.

  • Maria Lisboa

    Gratidão Maicon pela excelente matéria desmestificando muitas inverdades sobre o chá, também compartilho de muitas experiências com o chá e só tenho a agradecer por cada dia estar me proporcionando mais clareza mental! E também pelas curas que ja obtive desde o primeiro dia que conheci esta medicina!

  • Sim, Neide. O chá funciona como um tipo de “benzetacil espiritual”, cura qualquer ferida emocional. Afinal, tudo o que é refletido como enfermidade física, muitas vezes é ocasionado por problemas psicológicos.

  • A humanidade atualmente vive em estado de praga biológica, o que impossibilita e dificulta muito o desenvolvimento da consciência. Mas a informação está aí, basta buscá-la!

    Obrigado pelo seu comentário, Cristiane. Volte sempre!

  • Neida Rocha

    Já tomei o chá diversas vezes e cada vez é um aprendizado. Tive muitas revelações e curas através dessa medicina.

  • Cristiane

    Gratidão amado! Ainda sofremos muito preconceito, mas sei que a luz terá seu lugar ao alto logo logo. Que mais pessoas como você possam surgir e escrever sobre as maravilhas que vivemos dentro das expansões. Namastê!

  • Tereza

    Parabéns pela iniciativa Maycon. Sim, ainda há muito pré-conceito e falta de informação a respeito desde chá sagrado. Muitos não querem nem ouvir nada a respeito, fogem como o diabo foge da cruz! rsrsr Mal sabem o quão benéfico e transformador é…. Dou graças pela oportunidade que tive na vida em conhecer esta medicina da floresta. Pra mim, foi um portal, transformador mesmo como você disse. Desde então tenho me conhecido muito mais e melhor, e minhas relações com todos os reinos também tem sido de muita harmonia! Gratidão!

  • Bom dia, Beto. Obrigado pelo comentário.

    Forte abraço!

  • Beto Guedes

    Caro Maicon Santtos. Minha página de perfil no Facebook está sendo convertida em uma revista digital chamada de Revista Entre Amigos. Tratamos os mais diversos assuntos, à exceção de política partidária e sindical, que não esteja diretamente relacionadas a causa indígena. Ficarei feliz em poder contar com esta valorosa matéria e seus demais trabalhos em minha linha do tempo. Agora que tem meu endereço aguardo a gentileza de seu contato. Forte Abraço. Beto … haux, haux.

  • Fico feliz que tenha lhe agradado, Nelton. Obrigado por ter lido.

    Forte abraço!

  • Nelton

    Excelente matéria desmistificando as inverdades sobre a ayahuasca e DMT!

  • Bacana, Celso. Fico feliz em saber que gostou. Significa que as semanas
    de estudos valeram a pena.

    Forte abraço e fique na paz, meu irmão!

  • Obrigado pelo prestígio, Flávia.

    O próximo ritual será no dia 14 agora. Eu vou! Nesse link tem mais informações: http://ceuherdeirosdaluz.blogspot.com.br/2015/01/blog-post.html

  • Exatamente, Zuleide! Também digo o mesmo, me transformo
    conscientemente todas as vezes que participo de um trabalho. É
    extremamente divino!

    Obrigado pelo comentário e um forte abraço, querida.

  • Zzuleide Lopes

    Gratidão amado muito conciente essa explicação a verdade que Ayahuasca é
    Tranformadora,Eu desde que tomei o chá sou uma nova pessoa .ahooo

  • Celso Ricardo

    Gratidão irmão, um texto bem elucidador para aqueles que conhecem o
    universo da sagrada medicina, bem como, para os marinheiros de primeira
    viagem que buscam por mais conhecimento a respeito do assunto. Parabéns,
    gostei muito!